sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Ao mestre, com carinho


Na próxima semana, vamos iniciar a campanha “Ao mestre, com carinho” na Rede Solidária Você Feliz. Esta divulgação tem intenção de discutir junto à sociedade brasileira a grande e crescente violência sofrida pelos professores em sala de aula nos tempos atuais. São relações alienadas construída por uma sociedade que perdeu completamente o apreço por quem nos ensina e a quem devemos, no mínimo, respeitar e sermos gratos.

Eu tenho imenso carinho por cada um dos professores que invadiu minha vida e coração, e, mais do que isso, ensinou-me com paciência e dedicação tudo o que desconhecia, deixando um legado da pessoa ao qual me transformei hoje. Talvez por isso, por mais que eu me esforce, eu não entenda tamanha selvageria e bestialidade dentro de quaisquer estabelecimentos de ensino.

Descobri que em uma pesquisa global feita com mais de 100 mil professores e diretores de escola do segundo ciclo do ensino fundamental e do ensino médio (alunos de 11 a 16 anos) simplesmente coloca o Brasil no topo de um ranking de violência em escolas. Minha completa indignação. O que mudou em nossa sociedade?

Numa enquete da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 12,5% dos professores ouvidos em nosso país disseram serem vítimas de ofensas verbais ou de ameaças de alunos. Essa agressão reflete, provavelmente, o que estes alunos vivenciam em casa. O que será de nosso país sem professores?

É do conhecimento, no âmbito educacional, que 12,6% dos professores no Brasil acreditam que a profissão é valorizada pela sociedade. Um índice muito baixo em face da média global que é de 31%. Se a sociedade não estimar os professores, quem os reconhecerá?

Depois de vermos todos esses índices, ficamos perplexos, pois ainda assim, os professores gostam de seu trabalho, mas não se sentem apoiados e reconhecidos pela instituição escolar e se veem desconsiderados pela sociedade em geral. A educação não deveria ser prioridade presidencial?

Sem educação somos um país acéfalo. A valorização dos professores é ponto fundamental para desenvolver os sistemas educacionais. Mesmo sabendo disso, professores são vítimas de intimidações de alunos pelo menos uma vez por semana. Onde queremos chegar com tanta violência?

A sociedade precisa se unir. A hora é essa! Cada um em seu papel, mas desenvolvendo-os com excelência impar: pais, alunos, governantes e comunidade em geral. Precisamos ter mais carinho, gentileza e obediência aos nossos mestres. Precisamos reaprender a existir como uma sociedade civilizada, antes de qualquer coisa. E, para isso, temos a necessidade de aprender a sociabilidade dentro de casa. Pensemos nisso! Discuta o assunto com civilidade em seu entorno, certamente, chegaremos a um consenso de que algo necessita mudar urgentemente. Fica aqui o meu convite para que todos compartilhem este texto em prol de uma transformação de comportamento em nossa sociedade.