sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Se Bia Pudesse Protestar...

Quando a causa é amor incondicional pelos animais, a Rede Solidária Você Feliz sempre apoia. Lançado pelo Clube de Autores o livro Se Bia PudesseProtestar... de Ana Dantas fala sobre o tema e é o segundo livro infanto-juvenil da autora que faz parte da trilogia da gata Bia. A história dessa gata continua sendo contada pela narradora, Vitória, uma adolescente que registra a vida de Bia e toda sua trupe. No primeiro livro, Se Bia Falasse... o tema abordado foi adoção. Agora em Se Bia Pudesse Protestar... o foco é o amor, usando como pano de fundo a relação entre os seres humanos e os animais.

Depois da confusão armada pela chegada de Bia grávida de seis lindos filhotes, na narrativa, Vitória continua a registrar a vida de Bia e toda sua turma. A trapalhada começa quando a mãe de Vitória traz para casa uma cadelinha de rua chamada Luli, uma cadelinha com olhar cativante. Bia não se faz de rogada e resolve protestar veementemente. Pronto! A desordem está instaurada mais uma vez na casa. Mas mesmo sob os protestos de Bia, Luli vai conquistando seu trono com a mãe de Vitória e com toda a trupe de gatos.

Além disso, Vitória conta como o grupo de gatos, intitulada por ela mesma como “tropa de elite” ou “quadrilha”, liderada por Bia e com apoio total de Luli tramaram contra os indesejáveis namorados e pretendentes a marido da mãe. Até que o papai de Vitória apareceu na jogada e a quadrilha se rendeu aos encantos e paixões do jovem homem, deixando, então, que o belo casal se amasse em paz e, claro, casasse.


Fundamentado em fatos reais, Se Bia Pudesse Protestar... é pura ficção. E, mais do que isso, é a validação de que a convivência pacifica entre gatos e cachorros é uma tangível realidade. Com uma leitura adorável e engraçada, com certeza tocará o coração de todos os leitores pela simplicidade e honestidade que retrata os felinos, e agora os caninos.