terça-feira, 5 de novembro de 2019

Diga não ao leilão do Parque Marinho de Abrolhos!



Tamires é ativista das causas ambiental e animal e pensa, assim como nós, que é importante protegermos o Parque Marinho de Abrolhos. Ele tem 879 quilômetros quadrados, e oferece proteção para cerca de 1.300 espécies de animais. Trata-se da maior biodiversidade marinha do Brasil e de toda parte sul do Oceano Atlântico!
O parque inclui proteção a uma grande área de recifes costeiros na Bahia, além de um arquipélago. Também é uma região de reprodução de baleias jubartes. Além disso, existem populações tradicionais vivendo em Abrolhos (como pescadores, indígenas, quilombolas), que têm como meio de vida a exploração sustentável de recursos naturais da região. Só que tudo isso está ameaçado pelo projeto do governo de permitir a exploração de petróleo ao lado de Abrolhos.
Contrariando parecer técnico do próprio Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), o presidente do órgão, Eduardo Fortunato Bim, permitiu a inclusão de áreas próximas ao Parque de Abrolhos em um leilão de petróleo.
Imagine que um incidente com vazamento de óleo poderia prejudicar irreversivelmente a região e destruir o equilíbrio ambiental. O papel do Ibama é proteger o meio ambiente, e o presidente do órgão deveria seguir esse princípio. Tamires acredita que é de fundamental importância pedir que a Justiça determine a exclusão dos sete blocos de petróleo localizados próximos ao Parque de Abrolhos.
Também se faz necessário que deputados e senadores atuem em defesa do Parque Nacional Marinho de Abrolhos, assim como órgãos internacionais, como a ONU (Organização das Nações Unidas) e a OEA (Organização dos Estados Americanos).
O leilão dos blocos de petróleo está marcado para 10 de outubro. Vamos nos unir e assinar esta petição para pressionar o Ministério do Meio Ambiente, o Ibama e a ANP (Agência Nacional do Petróleo) a mudarem de ideia.
Explorar petróleo ao lado de uma área ambiental tão importante não deve sequer ser cogitado em nenhuma hipótese ou circunstâncias. Assine e compartilhe se você concorda com a preservação do Parque Nacional de Abrolhos!